Projeto irá construir laboratório sob a Cordilheira dos Andes

Nessa série, um físico responde às perguntas relacionadas à sua vida, sua pesquisa e sobre curiosidades da física. Neste vídeo, Xavier Bertou, da CNEA/CONICET (Argentina) falará sobre o projeto para construção de um laboratório subterrâneo nos ANDES, a 1.700m abaixo da terra.

A principal área de pesquisa de Xavier é o estudo de Raios Cósmicos, no Observatório Pierre Auger (Argentina). Além disso, ele também se dedica à busca de Matéria Escura em experimentos subterrâneos. Em agosto de 2010, o físico começou um projeto para a criação do ANDES Underground Laboratory, um laboratório subterrâneo que seria construído aproveitando a construção do túnel de Água Negra.

O laboratório terá 65.000m³ e estará a 1.750m abaixo da terra, no ponto mais profundo do túnel. Nele, serão realizadas pesquisas de matéria escura, neutrinos, astrofísica nuclear, além de possibilitar pesquisas de outras áreas, como geologia e biologia. Caso a construção seja realizada, o ANDES Underground Laboratory será o primeiro laboratório subterrâneo do hemisfério sul, tornando-se um polo de pesquisas de alto nível na América Latina e possibilitando a colaboração de grupos de pesquisa internacionais.

https://youtu.be/Av0pnfGeOxs

 

Texto: ICTP-SAIFR

Foto: Michal Jarmoluk por Pixabay

Veja também  Prêmio Para Mulheres na Ciência está com as inscrições abertas

Fonte: Unesp

Compartilhe: