Técnica em coleta de amostra é destaque na imprensa estrangeira

Um processo não invasivo para coleta de amostras de DNA de raias ganhou destaque no site da Forbes, dos Estados Unidos. A técnica consiste em retirar uma amostra do muco que envolve os peixes para análise, evitando a necessidade da coleta de um pedaço do tecido com uso de uma tesoura ou bisturi do animal ainda vivo e sem nenhum tipo de anestésico ou qualquer outra estratégia pensando no bem-estar animal.

A notícia foi publicada pela colaboradora Melissa Cristina Márquez na editoria de Ciência do site da Forbes. O método não invasivo foi objeto de um artigo publicado na edição de março do Journal of Fish Biology, com autoria dos pesquisadores Rodrigo Domingues, da Unifesp, Alexandre Hilsdorf, da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Otto Bismarck Gadig e Domingos Garrone Neto, ambos da Unesp.

Professor no campus da Unesp em Registro, Garrone Neto explica que o método permite a coleta do material genético com o mínimo de invasão. “Embora a retirada de uma amostra do tecido não seja letal, ela é prejudicial, pois causa injúria no animal que depois pode ter efeitos negativos, tal como ficar exposto à ação de patógenos”, afirma.

“O uso da técnica não invasiva para obter dados genéticos é importante, considerando que algumas espécies estão sob ameaça ou não possuem dados suficientes, de acordo com os critérios da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN)”, afirmou à Forbes o professor Otto Bismarck, coordenador do Laboratório de Pesquisas de Elasmobrânquios da Unesp de São Vicente.