Descoberta de exoplaneta por pesquisa liderada por ex-aluno da Pós-Graduação do INPE é destacada pela Sociedade Astronômica Americana (AAS)

A pesquisa divulgada em um artigo na The Astronomical Journal, liderada pelo ex-aluno da Pós-Graduação em Astrofísica do INPE, Leonardo Almeida, foi selecionada como um dos destaques do ano de 2019 pela American Astronomical Society (AAS), que também publica a revista científica The Astrophysical Journal. As duas revistas estão entre as mais importantes publicações científicas astronômicas dos Estados Unidos.

O artigo foi publicado em março do ano passado (doi:10.3847/1538-3881/ab0963) , sob o título “Orbital Period Variation of KIC 10544976: Applegate Mechanism versus Light Travel Time Effect”, e destaca os sinais de evidência da descoberta de um exoplaneta (planeta fora do Sistema Solar) gigante, com massa 13 vezes maior que a de Júpiter (maior planeta do Sistema Solar), orbitando ao redor de um sistema binário KIC10544976, localizado na constelação de Cisne, composto por estrelas anãs branca e vermelha.

Além de Leonardo Almeida (UFRN e USP), são autores do artigo Leandro de Almeida (UFRN), Augusto Damineli (USP), Cláudia V. Rodrigues (INPE), Matthieu Castro (UFRN), Carlos E. F. Lopes (INPE), Francisco Jablonski (INPE), José D. do Nascimento Jr. (UFRN e Harvard) e Marildo G. Pereira (Universidade Estadual de Feira de Santana).

Veja também  Pesquisa testa extrato de óleo essencial no combate a carrapatos bovinos

Mais detalhes sobre a seleção do artigo pela AAS, confira em:
https://aasnova.org/2019/12/17/selections-from-2019-a-giant-planet-around-an-evolved-binary/

Exoplaneta
Imagem ilustrativa de planeta (ao centro) orbitando ao redor do sistema binário (estrelas anãs branca e vermelha)

 

 

Foto: LoganArt por Pixabay

Fonte: INPE

Compartilhe: